sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Qual o melhor jogador de xadrez do mundo?

Há alguns anos fiz uma postagem sobre quem era o melhor jogador do mundo de xadrez, pois na época havia um jogador com o título mundial, outro como o melhor rating e outro campeão da copa do mundo de xadrez. Pois bem, neste momento o cenário mudou completamente e enfim temos um jogador que é incontestavelmente o melhor jogador de xadrez da atualidade.

Magnus Carlsen



Informações pessoais

Nome completo: Sven Magnus Øen Carlsen
Nascimento: 30 de novembro de 1990 (24 anos)
Tønsberg, Noruega
Nacionalidade: Noruega


Sven Magnus Øen Carlsen (Tønsberg, 30 de novembro de 1990) é um jogador de xadrez norueguês, presentemente com a categoria de Grande Mestre de Xadrez, categoria que atingiu em 26 de abril de 2004 tornando-se o terceiro mais novo de todos os tempos a atingi-la, aos 13 anos, 4 meses e 27 dias (apenas superado por Sergey Karjakin e Parimarjan Negi). Em novembro de 2013, ao vencer a disputa contra Viswanathan Anand, Carlsen tornou-se campeão mundial. Na revanche de Anand em novembro de 2014, ocorrida em Sochi, manteve o título mundial.


Magnus Carlsen numa exibição de xadrez.




Em 2004 o jornal Washington Post chamou-o de "Mozart do xadrez".


Seus melhores resultados em torneio de alta categoria foram em Chennai 2013 campeão mundial de xadrez ao vencer Viswanathan Anand Linares, em 2007, em que chegou a liderar mas perdeu o primeiro lugar para o Grande Mestre de Xadrez indiano Viswanathan Anand nas últimas rodadas, e no festival de Biel onde disputou a liderança com Teimour Radjabov.

Em Nanjing 2009, Carlsen venceu de forma avassaladora, com 4 vitórias e um empate em 5 partidas. São 4,5 pontos contra 2,5 do segundo colocado Wang Yue.

No torneio magistral de Londres em dezembro de 2009, Carlsen venceu com mais um ponto que o russo Vladimir Kramnik, atingindo assim o primeiro lugar no ranking mundial, tornando-se no mais novo número um de sempre. Aos 19 anos de idade, Carlsen tornou-se o mais novo número um no ranking mundial da história da FIDE.

Em sua trajetória à conquista do título mundial contra Viswanathan Anand, em 2013, Carlsen foi treinado durante um ano por Gary Kasparov, em 2009, na Croácia. O ex-campeão mundial disse que o vê como uma espécie de Harry Potter e comparou o seu estilo ao dos também campeões: José Raul Capablanca e Anatoly Karpov.

Seu rating é 2865, sendo o atual número 1 do mundo.

Em 1 de abril de 2013, Magnus Carlsen venceu , com somente 22 anos, o torneio de candidatos e se qualificou para enfrentar, no final do ano, Viswanathan Anand durante o campeonato mundial. Na rodada final do torneio, dois resultados surpreenderam os analistas, pois os dois concorrentes diretos perderam seus confrontos. Magnus ganhou por ter uma vitória a mais do que seu oponente. Torneio de candidatos de 2013

Carlsen enfrentou Anand no Campeonato Mundial de Xadrez de 2013 em Chennai, Índia, de 9 a 22 de novembro. As primeiras quatro partidas do confronto terminaram empatadas, mas Carlsen venceu as duas seguintes. A sétima e a oitava terminaram empatadas, a nona foi vencida por Carlsen e a décima terminou empatada; assim, Carlsen tornou-se o novo campeão mundial de xadrez.
Defesa do título mundial em 2014

Magnus Carlsen manteve o título de campeão mundial absoluto de xadrez ao derrotar o indiano Viswanathan Anand por 6,5 a 4,5. A batalha de Sochi foi mais difícil do que a de Chennai (2013), embora o norueguês não tenha precisado das doze partidas para consolidar a conquista.

Nenhum comentário: